Tatuagem: uma marca cheia de significados


Acredita-se que o ato de se tatuar é um costume que vem atravessando milênios. Muitos arqueólogos supõem que alguns povos das Filipinas, da Polinésia e da Indonésia se utilizavam das tatuagens para adorar seus deuses há milhares de anos. Ainda assim, segundo os pesquisadores, tais grupos não seriam os únicos cujos indivíduos estampavam seus corpos de forma permanente: no século XVIII um famoso capitão chamado James Cook, ao passar pela Nova Zelândia, conheceu uma tribo indígena que mantinha uma tradição milenar fazer tatuagens. Os índios maioris enfiavam a tinta debaixo da pele por meio de uma madeira cheia de agulhas que era martelada contra o corpo, resultando em um barulho agonizante “Ta,tau,tatau…”. Este som, da batida da madeira, originou a palavra tataw.

Cook mostrou a técnica aos ingleses,que adaptaram o nome do desenho na pele de “tataw” para “tatoo”.

Nos dias atuais, muitos aderem à pigmentação cutânea por mera questão estética: “porque é bonito”; “porque é diferente” etc. Outros tem outras razões para decorar a pele com desenhos definitivos. A tatuagem, que já foi uma maneira de manifestação religiosa, artística, que já foi símbolo em guerras e alvo de críticas da igreja católica, pode ser usada hoje tanto como prova de amor quanto como forma de indicação criminosa.

Tatuar o nome ou desenho da mãe ou do namorado ou namorada, do cantor predileto ou da banda preferida na pele é um ato muito comum atualmente. Todavia, é preciso pensar bastante antes de escolher quem você vai tatuar. Imagine se você tatua o rosto do vocalista do “System of a Down” e por algum motivo,resolve virar pagodeiro? Você vai ter de tatuar o “Belo” bem grande para cobrir a imagem do roqueiro! Por isso, cuidado!

Exageros à parte, a questão é mais séria do que se pensa.Várias celebridades como as atrizes Alessandra Negrini e Viviane Araújo homenagearam seus amados com uma tatuagem e após o fim do relacionamento tiveram de dar um jeito de “apagar” a marca.

É importante também se atentar aos ideogramas. Muita gente gosta de ideogramas orientais. E, realmente, eles não deixam de ser bonitinhos, mas é preciso confirmar os reais significados dos símbolos para depois não pagar o mico de um dia tatuar “demônio” nas costas pensando estar tatuando “paz”.

O “Se Liga no Blog!” apresenta agora alguns ideogramas chineses e seus significados:

A tatuagem no Brasil

Embora muitos nativos pré-coloniais já costumassem decorar o corpo com vários desenhos, a tatuagem, tal qual conhecemos, chegou ao Brasil em meados da década de 6o, introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen. Conhecido como Lucky Tattoo, o tatuador costumava trabalhar em uma área boêmia da cidade de Santos. Indivíduos daquela região ligados à prostituição, ao crime e às drogas começaram a buscar os serviços de Lucky. Tais circunstâncias colaboraram,de certa forma, na disseminação de preconceitos relacionados à atividade.

 

Anúncios

13 pensamentos sobre “Tatuagem: uma marca cheia de significados

  1. eu adoro tatuagens chinesas, acho omaximo. tenho vontade fazer uma em meu triceps mais não consigo decidir qual!!!

  2. eu fiz uma tatuagem com os nomes de minha filhar karina e jéssica nas minha costas .
    agora quero faze a do simbolo de DEUS e da MÃE e do PAI.

  3. eu estou querendo fazer uma tatoo mas não sei qual.Quero algo bem significativo.

  4. Eu fiz o penúltimo desenho (shigoto/tranquilidade). Achei o símbolo na internet, mas antes chequei com um amigo que disse conhecer bem esses símbolos; ele é publicitário e disse que já tinha feito campanhas para clientes chineses, de modo que conhecia o ideograma que eu queria. Como bateu com o que achei na net, fiquei tranquila. Mas depois de feito, achei em alguns sites a informação de que esse símbolo não significava “tranquilidade”. Como o desenho postado acima confere com o meu, gostaria de saber se essa lista está correta mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s