As várias formas de pagamento


Durante muito tempo o ser humano valeu-se do método da troca para adquirir algo. Se alguém tivesse milho sobrando na panela poderia, por exemplo, trocar por um pouco de arroz com quem não tivesse milho, mas dispusesse de arroz de sobra.

Conforme as sociedades foram crescendo foi preciso criar algo que substituísse de forma prática essa maneira de se conseguir produtos. Então foram criadas as moedas.

Inicialmente produzidas a partir de metais valiosos como ouro, prata e bronze, elas passaram a ser o princípio da compra, que ocupou o lugar do princípio da troca de mercadorias.

O uso do dinheiro em papel foi oficializado na França, no ano de 1700. A ideia de emitir cédulas de valor monetário enfrentou resistência de diversas autoridades durante séculos, devido ao grande risco de falsificação que estas representavam. Todavia, um fato curioso tornou quase que inevitável a adoção da moeda de papel: por volta do século XIX, muitos vendedores de ouro trocavam o metal por “recibos” assinados pelos próprios ourives. Estes recibos poderiam ser trocados por ouro, já que significavam quantias reais de ouro ou prata existentes em algum lugar. Surgia então, paralelamente ao conceito de “lastro”, o dinheiro de papel. Utilizando-se desta ideia, o banco oficial do governo francês começou a emitir esta forma de moeda, se baseando na reserva de metais que poderia ser representada pelas cédulas em circulação.

Hoje, em lugar do ouro, a maioria dos países tem o dólar como referência monetária.O valor do real, por exemplo, varia de acordo com a quantidade de dólares que há em circulação no Brasil.

O mais legal nisso tudo é saber que a história não acaba por aí. A cada dia têm sido criadas novas maneiras de se pagar algo. Do cheque pré-datado ao traveler´s money, as formas de pagamento são bem diversificadas.

Confira abaixo algumas delas:

  • Cartão de crédito ou débito:

Criado nos Estados Unidos em meados de 1920 por alguns comerciantes para facilitar o crédito dos clientes mais fiéis,o  cartão é uma das formas de pagamento mais populares atualmente;

  • Depósito bancário:

Se você compra algo na internet,dificilmente irá até a loja para efetuar o pagamento.Uma das maneiras mais simples de se pagar é depositar um valor no banco, que será descontado pela empresa                  que lhe vendeu o produto.

  • Boleto Bancário:

É uma forma simples e prática de pagamento. Se o boleto for emitido pela internet, poderá ser impresso e pago em qualquer casa lotérica.

  • Traveler’s Money/Card/Check

Podendo ser encontrado  no formato de cartão, ticket ou cheque, o “Traveler’s Money” é uma  opção cômoda e segura para quem não quer correr o risco de perder dinheiro em algum imprevisto                   que possa ocorrer durante sua viagem. O cartão pode ser do tipo “pré-pago” e há possibilidades de “recarregá-los” à distância.

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s