Com 30 anos no ar, ‘Viola, Minha Viola’ resiste ao tempo


Um dos mais antigos programas da televisão brasileira, transmitido por décadas, ininterruptamente, é  o “Viola, Minha Viola”, que este ano completa, em 25 de maio, seus 30 anos de existência.

Dedicado desde sempre à tradicional música de raiz, é apresentado pela cantora e folclorista Inezita Barroso todas as manhãs de domingo a partir das 9 horas, com reprise aos sábados, às 21h30, pela TV Cultura.

Lançado em 25 de maio de 1980, o “Viola, Minha Viola” inicialmente foi apresentado por Moraes Sarmento (veja o vídeo) e Nono Basílio, que marcou presença apenas em dois episódios. Mas, só foi a partir da saída deste último que Inezita entrou para comandar as atrações junto com Moraes, em 8 de junho de 1980,

Ao longo dos anos, Inezita foi se tornando cada vez mais parte do programa, de tal forma que hoje é impensável imaginar o “Viola, Minha Viola”, sem sua radiante presença. É possível percebê-la, aliás, no esforço que ela e sua produção têm ao valorizarem a diversidade de sons da música caipira de raiz em cada gravação realizada no palco do Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

O cenário do programa, por exemplo, demonstra este empenho ao ser inspirado em festas populares brasileiras, trazendo a predominância de fitas coloridas que remetem às celebrações de folias de reis e festas santas, assim como cortinas de fuxico, que, por sua vez, valorizam os trabalhos artesanais de cada região.

Entretanto, não só de forma vive a música caipira. Ao longo de suas três décadas de transmissão, o programa foi palco da aparição de importantes artistas que revelaram para todo o país seus sucessos, tais como Luiz Gonzaga, Jair Rodrigues, Sérgio Reis, Pedro Bento, Zé Estrada, Almir Sater, Cascatinha & Inhana, Tião Carreiro e Pardinho, entre muitos outros.

Mesmo assim, Inezita nunca conseguiu atingir o público jovem, conforme explica o artigo O público do Viola, Minha Viola – A representação da culturacaipira, quando destaca que

“a juventude não é o público alvo do programa, apesar da grande dama da cultura caipira, Inezita Barroso tentar resistir com o máximo de suas forças e divulgar o quão bonito é ser caipira. O programa comunica essa mensagem somente para quem já sabe. O sucesso do programa acontece mesmo com o público da terceira idade, que ajuda Inezita a reafirmar que a condição caipira não pode morrer, pois, caso isso ocorra se perderá a identidade do brasileiro”.

Para quem se interessa, vai aqui uma dica: Segundo informações do site da TV Cultura, o arquivo em vídeo e áudio das mais de mil edições do “Viola, Minha Viola” está em processo de digitalização e será utilizado em homenagens aos compositores e intérpretes que fizeram a história do gênero. Então, vale a pena esperar.

Enquanto isso, conheça um pouco mais da carreira de Inezita Barroso no documentário Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso produzido em 2009 que, ao retratar a história da artista, revela o quanto a mesma se mistura aos processos de formatação do programa, relatando ainda suas influências musicais e sua importância nesse contexto, com seus impressionantes 62 anos de carreira.

Veja os vídeos relacionados:

Moraes Sarmento apresenta Cascatinha & Inhana no ‘Viola, Minha Viola’

Inezita Barroso apresenta Sérgio Reis no ‘Viola, minha Viola’ cantando “Boiadeiro Errante”

Inezita Barroso canta “Cateretê” no ‘Viola, Minha Viola’

Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso (Parte 1/5)

Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso (Parte 2/5)

Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso (Parte 3/5)

Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso (Parte 4/5)

Mosaicos – A Arte de Inezita Barroso (Parte 5/5)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Com 30 anos no ar, ‘Viola, Minha Viola’ resiste ao tempo

  1. INEZITA GOSTO MUITO DO SEU PROGRAMA ASSISTO TODOS OS DOMINGO ADMIRO MUITOS E O JOAOZINHO ADORO VER ELE TOCAR VIOLA EU ADORO GOSTO MUITO DE VIOLA NÃO SEI TOCAR MUITO MAIS GOSTARIA DE GANHAR UMA VIOLA CAIPIRA

  2. inezita adoro seu programa e gostaria muito que vc visse pra mim uma gravaçao da dupla valmir e vilmar da cidade de sao carlos que cantaram no seu programa nos anos nao me recordo se foi 80 ou 81, se tiver essa gravaçao gostaria muito de possui-la ate pagaria por isso………….. meu cel (16)97120280 abraços.. helio-trabiju-sp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s