Da tábua ao tablet


Em 2010, a Apple lançou seu mais novo recurso de comunicação a distância: O iPad. O tablet digital de 9,7 polegadas disponibiliza acesso à internet e exerce as funções de leitor digital, videogame, computador e tocador de músicas e de vídeos. Embora não possua câmera e execute apenas um aplicativo por vez, é inquestionável o fato de que a criação é uma prova do avanço acelerado da tecnologia que vem sendo percebido atualmente.

Ainda que os meios de comunicação estejam evoluindo de maneira cada vez mais dinâmica, o ser humano levou séculos para chegar a tal estágio de desenvolvimento. Hoje as notícias podem ser transmitidas em tempo real. Se você quer conversar com um amigo que mora longe, pode enviar um e-mail ou uma mensagem de texto pelo celular, que na maioria das vezes chega instantaneamente. Tudo é mais fácil! Mas nem sempre foi assim.

Margarida Borges, diretora do Museu Histórico de Franca explicou que no início do século XX nossa cidade já dispunha de um sistema de telégrafos e o telefone chegou por volta deste período, mas lembrou que mesmo assim, a evolução acelerada dos aparelhos de comunicação passou a ser notada em ritmo crescente a partir do ano de 2000. “Foi um ano muito marcante para a História.”, concluiu.

Como tudo começou?

Há cerca de 3800 anos antes de Cristo, acredita-se que o homem ainda não sabia falar e se comunicava emitindo sons e inventando gestos. A transmissão de conhecimento e das notícias se dava por meio de desenhos nas cavernas.

Por volta do ano 3200 a. C, o povo sumério criou um código de símbolos, desenvolvendo um modelo de grafia. As “letrinhas” eram traçadas com uma ponta, em tábuas de argila que eram cozidas no forno. Deu-se então o surgimento da escrita, que marcou o fim da pré-História.

Se você vivesse há 2900 anos antes de Cristo e quisesse enviar uma mensagem ao seu amigo que morasse longe, teria que mandar uma carta no bico de um pombo-correio. O passarinho poderia dormir no caminho,ou perder sua cartinha. O risco de o seu recado não chegar era grande ,mas como você não teria outra opção, o jeito era confiar nos pombinho e acreditar que ele faria a entrega. Muitos historiadores acreditam que o método “pombo-correio” tenha sido criado no Antigo Egito, na época de Hamsés II (1220-1248 a.C).

No ano 550 a.C, o rei da Pérsia, Ciro II, desenvolveu um sistema postal, no qual os mensageiros levavam as correspondências a cavalo. Os pobres eqüinos tinham de andar bastante carregando as cartas e o funcionário real ao mesmo tempo. Os entregadores também trabalhavam muito. Uma correspondência poderia chegar a viajar até 2500 quilômetros antes de cair nas mãos do seu destinatário.

No século 4.a. C, em Roma, já existia um processo de entrega de correspondências, mas se alguém quisesse enviar uma carta para outra cidade, deveria estar ciente de que ela demoraria no mínimo três dias para chegar lá.

Em 1947, o inglês Willian Watson mostrou que sinais eletrostáticos poderiam ser enviados por um fio a fim de compor uma mensagem. Muito se estudou sobre o assunto, até que em 1837, o americano Samuel Morse criou um código que poderia ser transmitido a longas distâncias atravessando fios. O estudioso criou e patenteou o telégrafo elétrico. Morreu em 1872 como um filantropo rico.

Em junho de 1875, Alexander Graham Bell descobriu que poderia emitir sons quase nítidos para lugares longes através de um fio. À frente do telégrafo, que emitia apenas códigos, foi criado o telefone, patenteado por Alexander em 1876, nos Estados Unidos, que possibilitava a uma pessoa, ouvir a voz de outra do outro lado do fio. Há quem diga que o inventor Elisha Gray tenha descoberto algo parecido na mesma época de Bell.

Em 1877, o imperador brasileiro, Dom Pedro II, ganhou dois telefones de Graham Bell, durante uma exposição estadunidense. Foram as primeiras linhas a serem utilizadas no Brasil. No mesmo ano, foi fundada a primeira companhia telefônica do mundo, presidida pelo sogro de Alexander.

O primeiro telefone público foi inaugurado em 1880, nos Estados Unidos. Uma atendente auxiliava quem quisesse fazer uma ligação e cobrava a tarifa. No Brasil, o recurso só apareceria em 1935.

Em 1900, foi criada a memória magnética.

Em 1936 surgiu o computador elétrico.

Em 1963 foi criado o mouse.

Em 1971 foi enviado o primeiro e-mail do mundo.

Em 1973, depois de 13 anos de pesquisas, o gerente geral da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira ligação por um telefone celular. O aparelho pesava 1 quilo e media 25 por 7 cm. Dez anos depois, os “tijolos” passaram a ser vendidos por um valor equivalente a R$ 10.000,00.

A Microsoft foi fundada em 1975. No ano seguinte, em 1976 a Apple foi inaugurada.

Em 1981, Adam Osborne criou o primeiro computador portátil do mundo.

Os primeiros computadores só abriam seus programas quando se digitava um comando em uma tela preta. Pouca gente sabia digitar o comando certo e trabalhar no computador parecia ser algo de outro mundo para quem não tinha muito contato com a máquina. No MS Dos, se você quisesse, por exemplo, apagar todos os arquivos que estivessem em C:\fotos felizes\fotos do Orkut\ e que começassem com a letra C, teria de digitar C:\fotos felizes\fotos do Orkut e enter. Depois, na linha inferior digitaria Del A*.*. Imagine ter que decorar tudo isso! Não era fácil! Foi então que em 1984, a Apple lançou o Mac ou Machintosh,o primeiro computador pessoal com interface gráfica. Tal recurso permitia a qualquer pessoa, abrir o que precisava abrir no computador, apenas clicando em ícones. Se quisesse excluir o arquivo C:\fotos felizes\fotos do Orkut\eu e o Lula, bastaria clicar sobre ele e arrastá-lo até o ícone da lixeira, como fazemos hoje.

Em 1994, o governo americano liberou a circulação da World Wide Web,que consistia em um sistema baseado no programa de troca de informações entre as redes de computadores militares.Nascia a internet.

Em 1999 a Apple lançou a primeira linha de notebooks coloridos,a iBook.

Em 2001 foi lançado pela Apple, o iPod,com 5 GB.

Em 2002 foi lançado o Windows XP.

Em 2004, foi criado o Orkut. A primeira comunidade a ser aberta foi a da Stanford University,onde Orkut Buyukkokten, o criador do site de relacionamentos fazia pós-doutorado em ciência da computação.

Em 2010 é lançado o iPad. A prancheta da Apple, que conta com uma conexão WiFi e 3G, processador de 1Ghz e bateria com duração de até 10 horas de uso,chegou ao mercado norte-americano em março e tem custo que varia de US$ 500 a U$$ 700.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s