Corpo Dourado


Por Lívia Inácio

Verão lembra sol, praia, e não há quem não goste de ter um corpo bronzeado nessa estação, não é mesmo? O ruim é que, como todo mundo sabe, o sol pode ser nocivo à pele, quando a expomos em excesso. Então, como adquirir aquela tão almejada cor, sem correr grandes riscos? Quais são os tipos de bronzeamento mais recomendados pelos especialistas? O bronzeamento artificial pode mesmo causar câncer?

Bem, quando se fala em bronzeamento artificial, a primeira coisa que nos vem à mente é aquela câmara onde a pessoa fica exposta à radiação. Mas, diferente do que muitos pensam, o auto-bronzeamento de câmara não é a única opção para quem quer dourar o corpo sem se expor ao sol. Há, basicamente, quatro delas:

O Bronzeamento a jato, cujo princípio ativo é a diclassroxiacetona, que ao entrar em contato com a queratina, produz uma substância de tom marrom-dourado, a melanoclassina. A aplicação e ação do produto sobre a camada mais externa da pele pode levar em média 20 minutos e o bronzeado pode durar cerca de duas semanas. O Bronzeamento a jato não oferece risco de câncer nem de envelhecimento precoce.

Outra opção é a de cremes autobronzeadores. Embora o método ofereça menos riscos à saúde, é importante lembrar que qualquer descuido na hora da aplicação pode deixar a pele manchada. Áreas mais ásperas, como joelhos e cotovelos, por exemplo, precisam de uma menor quantidade do produto.

Há também o bronzeamento via oral, que se dá por meio de pílulas ingeridas um mês antes do dia em que se quer estar bronzeado.Feitas à base de betacaroteno, elas dão uma coloração amarelada à pele, mas podem causar efeitos colaterais, como lesões na retina.

A câmara autobronzeadora talvez seja a forma mais conhecida de bronzeamento artificial. Dentro da máquina de bronzeamento, o indivíduo fica exposto à radiação ultravioleta por, no máximo, 15 minutos, em sessões que variam de uma a duas vezes por semana. O método é contra indicado por causar o envelhecimento precoce da pele e aumentar o risco de incidência de câncer.

Referências:

http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/branco-ao-dourado-minutos-500166.shtml

http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI2015627-EI7606,00.html

http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1118457-EI7606,00.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s