Dieta colorida


Você já ouviu falar em dieta das cores?

Pois então, esta é mais uma dica de emagrecimento saudável para você que está com alguns quilinhos a mais.

A dieta tem por base as cores dos alimentos e seu principal foco envolve os benefícios e os nutrientes que cada um deles possa oferecer. Essa é uma opção bastante interessante, e que talvez possa ajudá-la a resolver o seu problema.

Segundo nutricionistas, o importante é ter uma dieta equilibrada rica em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, por isso na hora de preparar o prato é muito importante variar nas comidas, nas cores das frutas e hortaliças, pois elas diminuem o total calórico diário ingerido, com a consequente perda de gordura corporal e manutenção do peso magro. Assim, quanto mais colorido o prato, maior a fonte de nutrientes.

As refeições devem ser feitas 6 vezes por dia. E, como resultado, você poderá perder até 5 kilos em 30 dias.

“O recomendável é ter uma alimentação bem colorida e variada para dar ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa para garantir todos os benefícios que estes alimentos possam nos trazer. Mesclar diariamente o seu prato é o princípio base da dieta para trazer os futuros resultados” completa a nutricionista Mônica A. Faria da clínica Quality em Franca – SP.

Conheça um pouco de cada cor

Amarelo: O tom vem acompanhado de betacaroteno ou pró-vitamina. O pigmento é fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos e atua no metabolismo das gorduras. Além disso, são ricos em vitamina C, o qual participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

Alimentos: Abacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, damasco, pimentão amarelo e tangerina.

Branco: O pigmento presente nos alimentos de cor branca é a flavina. Ela indica alimentos riscos minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Todos esses elementos favorecem a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas.

Alimentos: Algas marinhas, alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, rabanete e pinha.

Verde: A substância principal presente nestes alimentos é a clorofila. Um de seus efeitos é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como na vitamina C. Além disso, ela é considerada um potente energético celular e melhora o metabolismo da energia.

Alimentos: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Vermelho: Rico em licopeno, normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla, com efeito, antioxidante que, entre outros benefícios colabora na prevenção do câncer e do stress.

Alimentos: Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.

Preto ou Roxo: Esses alimentos contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Ela é o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar à morte).

Alimentos: Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.

Marrom: Ricos em fibras, eles regulam o funcionamento do intestino e previnem problemas desde prisão do ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e a diabete e melhoram a flora intestinal.

Alimentos: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo, trigo.

Fontes: http://www.espacomulher.org/dieta-das-cores/

blogdadieta.com.br/

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