Fast food saudável é a nova tendência


No corre-corre diário, muitas pessoas optam por ter uma alimentação rápida e prática, encontrando-a nos fast- foods. Porém, o problema é que essa não é a forma mais saudável de se nutrir, principalmente para quem quer perder peso. Isso acontece porque, geralmente, os fast-foods trazem alimentos em seu cardápio ricos em gorduras e açúcares e pobres em vitaminas, fibras e sais minerais. Desse modo, muitas redes resolveram criar o Fast food saudável.

Parece uma contradição de termos, mas é uma tendência que vem ganhando força nos shopping centers do mundo todo. Segundo pesquisas, houve um aumento significante dos consumidores que se preocupam em obter uma alimentação nutritiva mesmo que seja de forma rápida. Focados neste mercado, novas redes estão surgindo, outras lanchonetes estão reformulando seu cardápio e inovando suas dietas, trocando, por exemplo, o sorvete por uma salada de fruta como sobremesa.

Hoje já é possível encontrarmos no McDonald´s e Bob’s alimentos menos gordurosos, assim como a presença de frutas, grelhados e vegetais, além de sanduíches em versões leves e equilibradas. A rede Subway, por exemplo, aposta completamente no bem-estar e na saúde dos seus consumidores. As opções oferecidas pelas franquias são bem diversificadas, nutritivas e rápidas. Nesta mesma linha, a Salad Creations, cirada em 2004 na Flórida, chegou recentemente ao Brasil e foi concebida para atender a enorme demanda de consumidores focados num estilo de vida saudável. A rede já se expandiu e possui 10 lojas espalhadas pelo Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. E a meta inclui a abertura de 50 lojas no período de sete anos em território nacional.

De fato, a saúde é mesmo a grande preocupação mundial tanto dos consumidores, quando dos médicos e das autoridades. Em um país como os Estados Unidos, o número de pessoas obesas ultrapassa 31%  e peso em si supera em pelo menos 15 quilos a massa corporal considerada ideal. Por isso, eles se encontram no topo do ranking das nações que mais consomem calorias no mundo. Preocupados com isso, a quantidade de um novo estilo de consumidores só tende a crescer nos próximos anos. Assim, ainda é possível corrigir essas falhas da alimentação.

Confira abaixo alguns alimentos importantes para sua dieta e que já podem ser encontrados nas redes de fast food:

Quinua

Grão fonte de proteínas, minerais, vitaminas B2 e E. Fornece excelente equilíbrio de aminoácidos, sendo uma das melhores fontes de proteína vegetal.

Gérmen de trigo

Fonte de vitaminas E, B1, ácido fólico e minerais como magnésio e zinco. É um poderoso antioxidante para a saúde do coração e o sistema imune. A gordura predominantemente poli-insaturada auxilia na redução nos níveis de LDL-colesterol.

Aveia

Fonte de fibras solúveis, de minerais e de vitaminas. Proporciona efeitos benéficos sobre o colesterol, a pressão arterial, a glicemia, a saciedade e saúde gastrointestinal.

Clorofila

Pigmentos presentes na maioria das plantas. Estudos atribuem a esses extratos vegetais atividades antioxidantes, antimutagênicas e anticarcinogênicas.

Linhaça

Fonte de ômega 3 e fibras solúveis que auxiliam na redução do colesterol. Possui fibras insolúveis que contribuem para o bom funcionamento intestinal e prevenção da prisão de ventre.

Suco de uva

Fonte de flavonoides, que aumentam a concentração de antioxidantes no sangue e melhoram o estado de coagulação.

Atum e salmão

Fontes de ômega-3, que tem efeito favorável sobre níveis de triglicerídios, pressão sanguínea, prevenção de câncer, redução da incidência de aterosclerose e efeitos positivos

na depressão e desordens da pele.

Tomate, suco de goiaba e melancia

Presença de licopeno, um pigmento vermelho que atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. Ele também está relacionado à proteção contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

 

Fontes: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100425/not_imp542663,0.php

http://vilamulher.terra.com.br/fast-food-saudavel-11-1-70-241.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s