Guia: Qual a diferença entre Stylist e Personal Stylist?


Com o crescimento econômico de vários setores no país as pessoas estão querendo mais qualidade. Fator que resulta na busca da valorização e na criação da sua própria identidade. Para fortalecer a ajuda no desenvolvimento e na docência desta disciplina, existem dois profissionais que atuam na área para melhor aconselhar você a criar o seu estilo seguindo os padrões da moda. Esses profissionais são o Stylist e o Personal Stylist.

O Stylist atua em desfiles, editoriais de moda, revistas, catálogos e na publicidade. Faz a montagem dos looks que vão para a passarela e trabalha em conjunto com os estilistas durante toda a confecção da peça. Seu trabalho consiste em harmonizar a roupa dos modelos com um cenário ou então criar um jogo de cores entre eles, para que tudo conspire a favor.

O foco do stylist não é a pessoa que está vestindo a peça, mas as que podem se identificar com aquela produção. O objetivo é fazer com que o público se emocione, pense e comente.

Muitas pessoas julgam as vestimentas apresentadas em desfiles como algo surreal, impossíveis de serem trajadas. Porém, o stylist dispõe as peças da melhor maneira possível no desfile, para apresentar um conceito. A pragmática do uso não é o foco.

Fazer styling é criar um personagem, uma pessoa que não existe, mas para a qual a equipe vai tecendo uma história.

Já o personal stylist é um profissional que trabalha mais com o factual. O foco do seu trabalho está no cliente e não nos conceitos.

Muitas pessoas contratam um personal stylist para orientá-las no que vestir em determinadas situações. As informações de peças em alta no momento são irrelevantes, pois não é necessário segui-las com precisão. O papel do personal stylist é filtrar as informações da moda e passar as ideias de uma forma que se encaixe com o perfil de cada cliente de forma aleatória.

Eles trabalham com consultoria de imagem, criam uma identidade visual para o cliente, revistam o guarda-roupa propondo novas combinações, deixam a pessoa mais segura sobre suas próprias roupas, ajudam-nas a fazer compras, arrumar a mala, organizar o guarda-roupa, ensinam sobre manutenção das peças, proporções que vão disfarçar o que o cliente não gosta e valorizar o que ele acha legal.

Para Bia Paes de Barros, que já trabalhou tanto como stylist quanto como personal, a principal diferença é que o stylist foca um momento enquanto o personal tem que fazer um trabalho que funcione para a vida toda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s