Por que o casamento engorda?


Namoro, casamento, lua-de-mel… até então, tudo parece um conto de fadas. Porém, o problema só aparace mesmo depois que você passa a criar hábitos rotineiros com o seu parceiro. Não se assuste, pois o problema não é o casamento, mas sim as acomodações que juntos, o homem e a mulher, adquirem após se enlaçarem definitivamente.

De acordo com a nutricionista Juliana Capatto, da Clínica Pedrinola & Rascovski, em São Paulo, o casamento em si não é calórico, mas o que pode levar ao sobrepeso é o contato com um universo maior de alimentos e em maior quantidade. Isso porque o casal tende a agradar um ao outro com deliciosos pratos, principalmente durante as refeições noturnas, sendo este o horário em que eles admitem comer em maior quantidade, justamente pelo fato de ser o único tempo livre para desfrutarem da refeição juntos.

Além disso, é de praxe casais recém-unidos chamarem os familiares aos domingos e realizar aquele banquete com diversas massas e ainda, com direito a sobremesa. Ou então convidar os amigos e realizar um “happy hour” com petiscos e muito chop. E como resultado disso, em poucos meses os números de sua balança só irão aumentar.

Segundo uma pesquisa publicada pela revista médica The Lancet, o ganho de peso está cientificamente comprovado, sendo que o número de casais que engordam após o casamento é surpreendente. Até mesmo as mulheres mais “naturebas” e amantes de dieta acabam entrando na dança, passando a ter uma alimentação mais exagerada e rica em gorduras e proteínas animal por conta das refeições do marido.

Outro detalhe causador do aumento de peso está relacionado ao “relaxamento” que os casais justificam ter ocorrido por conta da gravidez da mulher, do trabalho ou até mesmo dos filhos. E assim, esquecem definitivamente da vaidade se preocupando cada vez menos com a aparência física. É como se homem e mulher não precisassem mais se embelezar para atrair um ao outro.

Além disso, a união pode ainda provocar estresse e ansiedade devido a mudanças no estilo de vida. Fator este, muito propenso a compulsividade.

Segundo o psiquiatra Marcos Gebara, quem já tem predisposição a engordar, se torna compulsivo por comida quando está estressado ou ansioso e casar é tiro e queda para o surgimento de quilos extras.

Mantenha a boa forma

Veja que é possível manter a boa forma durante o casamento, sendo que, quando há uma parceria entre o casal, as respostas se tornam mais rápidas.

1- Cuide da autoestima;

2- Pratique exercícios físicos regularmente. O ideal é se exercitar três vezes por semana durante uma hora, ou todos os dias por meia hora. Vale lembrar, que o apoio mútuo entre o casal é importantíssimo!

3- Alimentação saudável, com menos gorduras e carboidratos e mais fibras. Não é preciso deixar de ir a restaurantes para manter o peso, mas a dica é evitar chegar ao restaurante de barriga vazia. Evite também, as bebidas alcoólicas que são muito calóricas e as sobremesas. Se for inevitável, divida o doce com o marido.

E o mais importante, é lembrar-se do que diz o famoso ditado: “A união faz a força!”. Juntos vocês podem evitar o acúmulo de peso, cuidando um do outro e reafirmando os laços de amor, afeto e carinho.

Fonte: www.msn.bolsademulher.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s