Aposte na farinha de frutas e emagreça com saúde


Que as frutas são excelentes fontes de vitaminas para o nosso organismo, isso nós já sabemos. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Porém, o que acontece é que grande parte de seus nutrientes ficam armazenados nas cascas e não nas polpas. E o problema é que, ao invés de ingeri-las, acabamos jogando-as no lixo.

No entanto, comer cascas de bananas ou de laranjas cruas, não deve ser lá o mais agradável. E é justamente por isso que existem as farinhas de frutas, ou seja, as cascas das frutas trituradas.

Confira os benefícios que cada uma pode proporcionar de acordo com a nutróloga Sylvana Braga:

Farinha de uva vermelha: o composto é um antioxidante natural que evita acidentes vasculares e problemas cardíacos por conta do resveratrol. Também diminui as taxas do mau colesterol;

Farinha de banana: é rica em fibras de amido resistente, que auxilia no emagrecimento e no bom funcionamento do organismo. É benéfico, inclusive, para diabéticos, porque controla a velocidade do acesso aos carboidratos;

Farinha de maracujá: contém pectina que bloqueia absorção de gorduras pelo intestino e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na redução do mau colesterol;

Farinha de laranja: é rica em fibras naturais e pectina e reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino, contribui para a redução do colesterol e ativa o metabolismo;

Farinha de maçã: é rica em pectina e tem ação de saciedade. Diminui doenças cardíacas e colesterol. Contém ácido málico, que evita dores articulares e diminui pH sanguíneo.

Segundo a nutricionista Carolina Padilha, o consumo ideal deve ser de 2 a 3 colheres diárias de farinha de frutas. No entanto, lembre-se que elas possuem muitas fibras e portanto, devem ser consumidas moderadamente.

Durante a ingestão, você pode misturá-las ao iogurte, leite, bolo, biscoito, salada e até no feijão e nas sopas.

Entre outras combinações a farinha de banana, por exemplo, combina melhor com preparações salgadas, já a maçã vai melhor com doces, no entanto, tudo depende apenas do gosto de cada um. Outra opção interessante é fazer um mix de farinhas de frutas e o alimento de sua preferência.

Preparando a farinha de fruta

Você pode encontrá-las já prontas nas lojas de produtos naturais ou pode você mesma prepará-la na sua casa. Veja como é simples:

1º Higienize a casca;

2° Asse as cascas em forno baixo por 30 a 40 minutos;

3º Bata bem no liquidificador;

Fonte: Cristiana Arcangeli do R7.com

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