Porque usar jaleco?


Quando você entra em um hospital, chega a ser bonito ver tantos profissionais vestidos de branco por todos os lados, seja socorrendo pessoas, carregando pranchetas ou avaliando pacientes. Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e a maioria dos profissionais da saúde, costumam sempre estar assim, de roupa branquinha e jalecos impecáveis, como se fossem anjos colocados ali para cuidar do seu bem estar.

Mas você já se perguntou por que eles usam roupas tão claras? E o jaleco, por que se tornou adereço indispensável aos médicos, dentistas e enfermeiros? A história nos responde. Essa forma de se vestir nos remota ao final da Idade Média, que, em meio à peste bubônica, foi aderida ao vestuário dos médicos, assim como as luvas, o chapéu, a máscara e um bico protetor para o nariz.

Engraçado e curioso é que até então, era feito de um pano escuro e, quanto mais manchado estivesse, mais créditos o doutor teria, pois, era sinal de que ele havia trabalhado bastante. Foi então que, no século XIX, após a comprovação de que a falta de higiene era causa de muitas doenças, a roupa branquinha e o mais limpa possível e se tornou regra. Ainda bem, não é?

Hoje a maioria dos profissionais de saúde segue o modelo adotado como norma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s