Um bom relacionamento vem do berço


(Foto: Gettyimages)

(Foto: Gettyimages)

A revista Current Directions in Psychological Science publicou uma pesquisa liderada por Jeffry Simpson que teve início em 1976 e contou com 174 voluntárias, ou melhor, mães que estavam recebendo o serviço pré-natal em Minneapolis. A pesquisa indica de quem teve uma relação harmoniosa com cuidado e amor maternos se torna mais seguro e mais propenso a ter um bom relacionamento amoroso no futuro.

As mães que aceitaram a participar da pesquisa levavam suas crianças entre 12 a 18 meses para o laboratório e lá elas eram colocadas juntas para se estudar suas reações. Os bebês com relações seguras com as mães revelaram um comportamento exploratório e desinibido. Já os que tinham uma relação insegura com as mães se sentiram angustiadas durante os experimentos.

Jeffry, em 2011, aplicou um novo teste com 75 participantes do grupo original. Pediu para que eles iniciassem uma discussão negativa com seus atuais parceiros e depois mudassem a conversa para uma discussão positiva. Aqueles pacientes com relações seguras com a mãe não tinham problema em passar de uma conversa para outra, ao contrário dos que possuíam relações inseguras com suas mães que demonstravam ter dificuldade em lidar com os problemas da idade adulta.

A boa relação com a mãe também beneficia o outro parceiro. Mas o psicólogo afirma que isso não é determinante para um bom relacionamento. Se a pessoa é insegura ou ansiosa e isso decorre de sua relação com a mãe, o bom relacionamento vai depender de como o parceiro se compromete e o ame. Freud ficaria orgulhoso.

 

Fonte: Planeta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s