O altruísmo é gratificante


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Um estudo realizado pela Universidade de Colúmbia Britânica no Canadá, intitulado “Giving Leads To Happiness In Young Children” e liderado pela psicóloga Lara Aknin mostrou que as crianças que compartilham ou dão algo a outra ficam mais felizes do que quando ganham alguma coisa.

A equipe de Aknin realizou um estudo com 20 crianças, todas de 1 ano e 10 meses. Foi dado a cada uma delas um macaco de brinquedo e 8 petiscos que os pesquisadores fingiam encontrar e davam às crianças. Disseram a elas que os macacos gostavam de guloseias e que todos os petiscos eram delas.

Depois foram criados três cenários para observar a reação das crianças. No primeiro deles, enquanto a criança observava, um dos pesquisadores fingia encontrar uma guloseima e a dava ao macaco. Já no segundo, o petisco era dado à criança e depois um pesquisador pedia a ela que o desse ao macaco. E no terceiro o pesquisador pedia à criança que desse uma de suas guloseimas para o macaco.

A avaliação do nível de felicidade das crianças foi medido em uma escala de 1 a 7. Por meio da crítica de observadores independentes a felicidade das crianças foi maior quando elas davam ao macaco uma de suas próprias guloseimas recebidas no começo do estudo. O receio dos pesquisadores era de que as crianças doassem as próprias guloseimas pela maior aprovação do adulto. Mas o psicológico dos pesquisadores não alterou o resultado.

O estudo possui duas características positivas. A primeira é que não é necessário recompensar as crianças por fazerem uma boa ação e a segunda é mostrar que o altruísmo é gratificante. A criança, portanto, deve aprender desde cedo que não se deve doar por interesse, mas pela simples vontade de ajudar o próximo.

Fonte: Planeta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s