O Museu dos Corações Partidos


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

A dupla de artistas Olinka e Drazen criaram o inusitado Museum Of Broken Relationships. A ideia de criar o museu surgiu depois da separação dos artistas que foram um casal durante 4 anos. A proposta era reunir e expor objetos que fizessem referência a términos de relacionamento, já que o tema “coração partido” é um tema universal.

Foi um convite para participar da Bienal de Arte em Zagreb de 2006 que abriu as portas para que os artistas pudessem materializar a ideia. Reuniram 40 objetos deles e de amigos e organizaram uma exposição dentro de um container. O sucesso rendeu mostras ao redor do mundo – ano passado a mostras esteve no Brasil. Hoje com uma mostra permanente em Zabreb, as mostras continuam circulando pelo mundo.

(Fonte: Fabio Pena Cal Galeria)

(Fonte: Fabio Pena Cal Galeria)

Hoje com mais de 800 objetos, o museu prova que a perda de uma amor, seja por morte ou uma separação, é um tema universal. Independente de sua crença, poder econômico, etnia, costumes e experiências, você sempre vai experimentar a perda de alguém especial. A simpatia pela dor que advém da perda das pessoas, representadas materialmente pelos objetos, toca os visitantes.

É através da comparação que os visitantes fazem de suas experiências pessoais com as histórias por trás dos objetos em exposição que o museu se popularizou. O museu funciona como uma “terapia” onde aqueles pertences que trazem lembranças boas ou dolorosas para alguém pode ser uma homenagem ao amor que se acabou. Assim a pessoa passa pelo processo de “luto” e pode seguir em frente.

.

Fonte: Planeta

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s