Projeto Echolilia


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo. Muitos pais de filhos autistas não sabem como lidar com o problema e nem conviver com seus filhos, isolando-os e se mantendo distantes por não conseguirem uma forma de diálogo que permita criar o elo de ligação entre eles.

Timothy Archibald é um fotógrafo estadunidense que tinha este problema, não conseguia se conectar com o filho. Mas ao invés de desistir ou isolá-lo, Timothy desenvolveu o Projeto Echolilia que pretendia registrar em fotos os “rituais repetitivos” de seu filho Eli. Hoje o projeto se tornou um livro com 43 fotos.

Echolilia ou ecolalia em português significa a repetição de sons e frases de crianças com autismo. O pai começou a fotografar o filho aos 5 anos sem ambos saberem o que aquilo ia se tornar.

Timothy acredita que o projeto desenvolveu um vínculo entre eles e que as próprias fotografias ilustram a mudança, já que as fotos antigas são mais escuras, representando a tensão que existia entre eles. O pai compara o vínculo que tem com o filho com o que duas pessoas criam quando sobrevivem ao mesmo acidente de carro, uma aproximação.Tanto o pai quanto o filho autografam os livros e Eli ganha 1 dólar por assinatura.

Fonte: iG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s