Por que agosto é considerado o mês do “cachorro louco”?


(Fonte: Lekkerding)

(Fonte: Lekkerding)

O nome “agosto” (Augustus, em latim) é uma homenagem que o Imperador César Augusto fez a si mesmo para que fosse lembrado no decorrer da história. Você saberia dizer por que ele é conhecido como o “mês do cachorro louco”?

Não há uma única resposta para esta pergunta. Existem vários motivos por trás desta crença popular. O primeiro deles, e provavelmente o mais plausível, é que no mês de agosto há um aumento no número cadelas no cio devido às condições climáticas deste período do ano.

Isto, levaria os cachorros a brigarem entre si na tentativa de conquistar as fêmeas, o que aumentaria o número de animais contaminados pela raiva – transmitida através da saliva. Os animais infectados babam muito e, por isso, ficam com a aparência de loucos, o que explica a expressão “cachorro louco”.

Entretanto, há datas históricas que levaram as pessoas a acreditarem que agosto é o mês da má sorte ou de acontecimentos catastróficos. A Primeira Guerra Mundial começou em 1º de agosto de 1914. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas com bombas-atômicas, respectivamente, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Adolf Hitler se tornou o führer da Alemanha em 2 de agosto de 1934.

Getúlio Vargas cometeu suicídio – ou foi assassinado? Ninguém sabe ao certo – no dia 24 de agosto de 1954. O Muro de Berlim começou a ser construído no dia 13 de agosto de 1954. Os católicos e protestantes da Irlanda do Norte foram protagonistas de uma pequena “guerra santa” que começou no dia 12 de agosto de 1968. E o ex-presidente Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Fonte: Vírgula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s