Os melhores amigos do meio ambiente


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Os cães não colaboram apenas com os seres humanos. Hoje, as características peculiares do seu faro, fazem com que eles também colaborem na preservação do meio ambiente.

Baseados no treinamento de farejamento para encontrar drogas ilícitas em bagagens nos aeroportos, os EUA estão treinando seus cães farejadores para identificarem marfim de elefante e chifres de rinoceronte contrabandiados através de cargas suspeitas, em aeroportos, portos e serviços de entrega.

Outra colaboração destes animais acontece na água. Os cães são usados para farejar fezes de baleias orcas e facilitar o rastreamento e acompanhamento de seus cardumes. Em água doce, como por exemplo nos Grandes Lagos – divisa entre Canadá e EUA – os cão são usados para identificar vazamento de esgoto ou detritos humanos na área da praia.

O faro aguçado dos cães também é usado para identficar plantas e frutas que possam ter insetos ou patologias potencialmente prejudicais à agricultura do país ou à saúde da população.

O Brasil já utilizou cães estadunidenses para estudar mamíferos como jaquares, lobos-guarás, tamanduás, pumas e tatus do Parque Nacional das Emas, em Goiás.

Fonte: Isto É

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s