Gravidade – o grande filme do ano


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

A filmografia do diretor Alfonso Cuarón é bastante curta. Entretanto, mesmo com apenas 6 filmes no currículo – entre eles, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e o chocante Filhos da Esperança – o diretor acaba de conquistar seu lugar no mais alto pedestal de Hollywood, com sua magnum opus (sua obra prima), o recente lançamento Gravidade.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Desde o lançamento de seu primeiro trailer, Gravidade já era considerado por muitos críticos e cinéfilos como o filme do ano. Cuarón mais uma vez surpreende e deixa a todos os espectadores colados na tela de cinema – seja ela IMAX ou não – e ganha elogios de cineastas de peso como James Cameron que, em entrevista para a revista Variety, afirmou: “É a melhor fotografia espacial já feita, o melhor filme espacial já feito e é o filme que eu estava ansioso para ver há muito, muito tempo”.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Segundo sinopse oficial do site Warner Bros Brasil, o filme conta a história da Dra. Ryan Stone (interpretado por Sandra Bullock), “uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial com o astronauta veterano Matt Kowalsky (interpretado pelo galã George Clooney) no comando do seu último voo antes de se aposentar. Mas durante uma aparentemente rotineira operação espacial ocorre um acidente. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão”.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Um dos destaques do filme é a atuação impecável e tocante de Sandra Bullock. Sua interpretação visceral conquista o telespectador e faz com que ele fique ainda mais imerso na experiência cinematográfica. Sua total entrega ao papel e a sua confiança na visão do diretor fazem com que a atriz tenha, de longe, a melhor atuação de sua carreira, muito superior ao mediano Um Sonho Possível – filme que deu o Oscar de Melhor Atriz a Bullock em 2010.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Em concordância com a opinião do grande cineasta James Cameron, a fotografia de Gravidade é sim primorosa. Como o filme se passa no espaço, Cuarón inteligentemente usa da falta de gravidade – e tecnicamente de referência ou eixo – para criar planos inusitados e não habituais que dão a sensação de que a câmera é apenas outro objeto que está vagando no espaço. Em outros momentos, a câmera se transforma na própria visão de Bullock para tornar o filme ainda mais tenso e introspectivo.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

A trilha sonora é uma personagem a parte em Gravidade. Desenvolvida por Steven Price, ela não só preenche a falta de som que há no espaço – nas cenas de explosão não há efeitos sonoros –, mas também é fundamental para criar todo o clima de desespero das personagens. Curioso é perceber como Price capitou com precisão a proposta de Cuarón e usou a trilha sonora para transformar, paradoxalmente, o espaço silencioso em um ambiente caótico e barulhento – repare na cena em que uma das personagens adentra uma estação espacial e ao fechar a escotilha o caos e o barulho cessam e ela se sente segura, protegida.

(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Alfonso Cuáron é um diretor sincero e inteligente. Ele em nenhum momento trai o espectador. Suas recompensas não são exageras, mas sim pontuais e eficientes. Cumprem seu papel para desenvolver a história que é bastante simples, na verdade, por contar como superar obstáculos e sobreviver sob condições extremamente hostis.O filme tem grandes chances de levar os prêmios de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Fotografia, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Filme no Oscar de 2014. Aproveite o fim de semana para apreciar o maior lançamento da sétima arte deste ano. Você não vai se arrepender.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s