Curiosidades sobre a vida de Vinícius de Moraes


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Neste último dia 19, o Brasil inteiro comemorou o centenário de um dos maiores poetas da língua portuguesa, o boêmio, mulherengo e apaixonado Vinícius de Morais. O Se Liga não podia ficar de fora dessa e traz algumas curiosidades sobre esta personalidade tão importante para a formação cultural do nosso país.

Nascido em 19 de outubro de 1913 no Rio de Janeiro, Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes adotou o nome Vinícius de Morais quando criança. Ainda menino já realizava concertos de piano para a garotada da vizinhança. Só que a criançada não sabia que o instrumento na verdade era uma pianola que executava sozinha as canções que Vinícius apenas fingia tocar.

O poeta se formou em Direito em 1933 e estudou inglês na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Casou-se nove vezes. E, como o bom mulherengo que era, quase foi morto por Cristina Gurjão – uma de suas mulheres – que em um ataque de ciúmes acertou sua cabeça com um candelabro de estanho.

Iniciou sua carreira diplomática em 1943. Foi vice-cônsul em Los Angeles e atuou nos consulados do Uruguai e da França. O Ato Institucional nº 5 – conhecido como AI-5 – aposentou compulsoriamente os diplomatas homossexuais e os festeiros. Como Vinícius se encaixava no segundo perfil, também foi aposentado.

Vinícius se trancou junto ao compositor e amigo Baden Powell em seu apartamento em 1962 para compor sua música. Ao todo, eles compuseram mais de 20 sambas e “mataram” uma caixa de Whisky.

Em 1969, sua amizade com Toquinho fez com que rendesse uma parceria musical que durou até o começo da década de 80. Vinícius morre no dia 9 de julho de 1980, aos 66 anos. Por coincidência ou não, ao ser uestionado por um repórter se ele estaria com medo da morte, o poeta magistralmente respondeu: “Não, meu filho. Eu não estou com medo da morte. Estou é com saudades da vida”.

Fonte: Guia dos Curiosos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s