Exposição sobre Cazuza no Museu da Língua Portuguesa


(Fonte: Divulgação)

Entrada da exposição dedicada a Cazuza (Fonte: Divulgação)

Foi inaugurada esta semana uma exposição no Museu da Língua Portuguesa de um dos maiores poetas da música brasileira, o eterno Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza.

“O foco da mostra é muito mais sobre o pensamento e a poesia de Cazuza do que uma biografia”, afirma Gringo Cardia, curador da exposição. A proposta, portanto, é mostrar o pensamento e a crítica do compositor sobre o país e o que pode ser trazido para o debate atual.

(Fonte: Divulgação)

Fotos anônimas com frases do cantor (Fonte: Divulgação)

O primeiro ambiente da exposição disponibiliza várias fotos de rostos anônimos coladas na parede como fundo para trechos das letras do cantor. O visitante pode tirar uma foto e escolher entre 42 frases pré-selecionadas para serem adicionadas ao mosaico de fotos.

Em seguida, um túnel de led e espelhos com uma trilha sonora cheia de hits do cantor leva o visitante a uma sessão de vídeos com depoimentos de artistas e amigos de Cazuza como Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Lobão, sua mãe Bebel Gilberto, entre outros.

(Fonte: Divulgação)

O tênis surrado do cantor (Fonte: Divulgação)

Animações e vídeos traçam paralelos entre fotografias históricas do cantor com a própria história do país. Segundo o curador da exposição, a ideia surgiu enquanto selecionava fotos para o evento e viu uma de quando Cazuza era pequeno. Ele carregava uma pastinha ao ir a escola, durante um dos períodos mais repressores da ditadura militar nas ruas do Rio de Janeiro.

Para os admiradores assíduos do cantor, poeta e compositor, há um espaço inspirado em karaokês que os possibilita cantar e homenagear Cazuza com clássicos como Ideologia e Exagerado.

(Fonte: Divulgação)

Os óculos e o lenço tão característicos do cantor (Fonte: Divulgação)

A exposição vai até 23 de fevereiro do ano que vem. Os ingressos variam de R$3,00 a R$6,00. Para mais informações acesse o site ou ligue (11) 3322-0080.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s