Partido Pirata – desenvolvimento tecnológico, econômico e social


Imagem parodiando o poster "I Want You" estadunidense (Fonte: Divulgação)

Imagem parodiando o poster “I Want You” estadunidense (Fonte: Divulgação)

Você já ouviu falar sobre o Partido Pirata? Ele surgiu na Suécia em 2006 com o intuito de defender o acesso ao conhecimento, liberdade de expressão e de informação, além de combater o controle de monitoramento contra os cidadãos.A partir deste movimento, vários jovens do mundo todo aderiram à ideia e montaram o partido em seus países, inclusive aqui no Brasil.

Recentemente o Partido Pirata do Brasil deu um passo importante para se oficializar no cenário político nacional. A legenda foi registrada em cartório e agora possui personalidade jurídica. Mas ainda falta muito para vermos seus candidatos no horário eleitoral. O grupo precisa reunir cerca de 500 mil assinaturas de eleitores, dentro do prazo de 2 anos, para só então ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poder disputar as eleições.

Símbolo do Partido Pirata do Brasil (Fonte: Divulgação)

Símbolo do Partido Pirata do Brasil (Fonte: Divulgação)

“Temos muita popularidade, uma alternativa é colher as assinaturas via internet, as pessoas podem imprimir as fichas e enviar”, diz Kristian Pasini, um dos secretários-gerais do partido. Alías, a internet tem um papel importante na formação do partido. O financiamento é um dos exemplos. Mais de 400 pessoas fizeram doações – até em moeda digital bitcoin – para bancar a consolidação da legenda que custou R$20 mil.

A proposta do Partido Pirata é descentralizar a informação e promover o desenvolvimento tecnológico, economico e social, sem se preocupar muito com ideologias pré-fabricadas. ““Queremos que as pessoas enquadrem o partido na cena política dentro da nossa proposta, não estamos preocupados com esquerda e direita, isso é algo nebuloso hoje em dia”, explica o secretário-geral Kristian Pasini.

Fonte: Galileu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s