Carl Sagan e sua mensagem para a humanidade


(Fonte: An Cathach)

(Fonte: An Cathach)

O começo de um novo ano é tempo de renovar votos e promessas. Por isso, neste período procuramos mensagens de otimismo e esperança que possam nos inspirar a sermos pessoas melhores. Uma destas mensagens é de uma das mentes mais brilhantes do século passado, o astrônomo estadunidense Carl Sagan.

O astrônomo Carl Sagan (Fonte: Divulgação)

O astrônomo Carl Sagan (Fonte: Divulgação)

Muitos não conhecem este extraordinário cientista que, entre inúmeros projetos, foi o idealizador do Disco de Ouro da Voyagers 1, espaçonave da NASA desenvolvida para estudar os planetas Júpiter e Saturno, e que hoje se encontra fora do nosso sistema solar. O disco contém informações básicas sobre a vida e culturas da Terra e são dirigidas a qualquer vida extraterrestre ou seres humanos do futuro.

Foto tirada pela Voyager 1, o pálido ponto azul (Fonte: NPR)

Foto tirada pela Voyager 1, o pálido ponto azul (Fonte: NPR)

Após completar sua missão principal, Sagan teve a ideia de enviar um sinal a Voyager 1 para que a espaçonave tirasse uma foto da Terra naquela distância. A imagem chocou o astrônomo e o inspirou a escrever o livro Pálido Ponto Azul (1994). Em uma conferência sobre o livro, Sagan realizou um discurso impactante e super atual que serve de alerta para a importância de tratarmos com respeito uns aos outros e o nosso pálido ponto azul.

O vídeo a seguir é narrado pelo próprio Carl Sagan e contém uma compilação de imagens de filmes famosos como A Vida é Bela, Coração Valente e O Grande Ditador, além da música de fundo da banda escocesa de post rock Mogwai.

Confira:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s